top of page
mark-516279_1920.jpg

PCP (PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO)

OBJETIVOS DO CURSO

Proporcionar aos participantes a obtenção de conhecimentos relevantes de conceitos e técnicas referentes à área de Planejamento, Programação e Controle de Produção, visando maior produtividade e buscando melhores resultados nos processos de produção.

COMPONENTES CURRICULARES

- Tópicos de PCP: Introdução ao PCP - Planejamento e Controle da Produção / A missão e as funções do PCP / Conceitos de planejamento, tempos e métodos, hierarquia de planejamento / Planejamento Estratégico ao PCP, S&OP / PMP – Planejamento Mestre de Produção.

- Análise da Capacidade de Produção: Estrutura organizacional do planejamento industrial / Interrelações do PCP com as demais áreas da empresa / Sistemas de produção e modelos: modelos de produção em lotes e contínuos, intermitentes e sob encomenda, capacidade finita / Previsão de Demanda - Planos de longo, médio e curto prazo.

- Análise da Necessidade de Materiais: A lógica do MRP / MRP II, JIT e OPT / Sistemas atualmente utilizados no PCP / A influência dos tipos de produção e arranjos da fábrica (layout) no PCP / Fluxo de informações através das unidades do PCP / A visão da logística integrada no PCP.

- Controle de Estoque: Programação de uma célula de produção / Programação e controle da produção com Kanban / Sistema de empurrar versus puxar a produção / Inventários e controle dos estoques / Métodos de controle da produção, gerenciamento dos gargalos/restrições / Simulação de programação da produção / Trade-off da logística.

OUTRAS INFORMAÇÕES

- Carga Horária Total do Curso: 72 horas

- Frequência Mínima Exigida: 75%

bottom of page