top of page
organization-chart-4045678_1920.jpg

BPM (BUSINESS PROCESS MANAGEMENT)

OBJETIVOS DO CURSO

A dinâmica histórica evolutiva de avanços no desempenho das organizações envolve desde mudanças incrementais trazidas por melhorias da eficiência operacional ou melhorias contínuas a mudanças radicais nos processos abordadas pela Reengenharia de Processos de Negócios (Business Process Reengineering - BPR), geralmente atrelada ao uso das Tecnologias de Informação, e abordadas também pelo Gerenciamento de Processos de Negócios (Business Process Management - BPM), mais recente e ligado à transformação de processos analógicos em digitais com perspectivas de gestão das mudanças no âmbito organizacional, estratégico e de processos. Acrescente a isso a dinâmica econômica com constantes rupturas de modelos de negócios vigentes, inclusive propiciando o aparecimento de novos entrantes. Claramente, isso exige mudanças constantes nas organizações e nas formas de gerenciá-las, com vistas a otimizar seus recursos e a aproveitar as oportunidades inerentes à era digital.

Neste contexto, o presente curso tem como objetivo geral disseminar e difundir conceitos, técnicas e ferramentas relativos a BPM. Já, os objetivos específicos são:

  1. Identificar benefícios da implantação de BPM nas organizações;

  2. Conhecer a notação padronizada para modelagem de processos de negócios - BPMN 2.0 e todos seus elementos, capacitando para a interpretação e aplicação da representação e documentação de processos de negócios;

  3. Modelar um processo por meio de aprendizado prático e evolutivo, na medida que aprende os usos e restrições de cada elemento da notação BPMN 2.0;

  4. Apoiar o desenvolvimento de conhecimento via laboratório de modelagem de processo, com auxílio do instrutor.

O curso proporciona o entendimento dos fundamentos e princípios do BPM e aprofunda a compreensão da Modelagem, Análise, Desenho ou Redesenho, Implementação, Monitoramento, Controle e Refinamento dos processos.

COMPONENTES CURRICULARES

- Contextualização da Gestão por Processos;

- BPM: Conceitos e Fundamentos;

- Alinhamento Estratégico;

- Cadeia de Valor;

- Compreensão dos Processos;

- Entendimento de um Processo;

- A Notação BPMN;

- Modelagem de um Processo;

- Implementação;

- Monitoramento e Controle;

- Refinamento (Análise do Desempenho);

- Aprimoramento de um Processo (Melhoria x Transformação).

OUTRAS INFORMAÇÕES

- Carga Horária Total do Curso: 14 horas;

- Frequência Mínima Exigida: 75%.

bottom of page